fbpx

Uso do cartão de crédito

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que o cartão de crédito está entre os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros.

Em primeiro lugar, mostrou que 77% dos entrevistados utilizaram esse meio de pagamento ao menos uma vez nos últimos 12 meses. Entretanto, apesar do peso das taxas no orçamento familiar, 86% dos entrevistados afirmam não saber o valor da taxa de juros do rotativo. Além disso , no momento da pesquisa, 15% dos entrevistados pela CNDL tinham ao menos uma fatura do cartão de crédito atrasada.

Porém, em segundo lugar, a divulgação do Banco Central do Brasil piora a situação. Isso porque a taxa de juros do rotativo para clientes regulares (que pagam, no mínimo, 15% da fatura dentro do prazo regular) aumentou. O valor em julho era de 283,7% e passou para 289% em agosto.

Cartão de crédito é vilão?

Esses dados mostram o enorme problema associado ao cartão de crédito, que foi criado para ser uma ferramenta de auxílio, porém, com a falta de educação financeira e falta de planejamento, acaba se tornando o grande vilão de grande parte da população.

A maior dica para fazer com que sua relação com esse meio de pagamento melhore é: se planeje. Ou seja, você deve aprender a se planejar financeiramente para mudar seu modo de lidar com seus gastos. Isso porque a organização das finanças pode fazer com que você evite dívidas e se livre da inadimplência.

Respondendo a pergunta, Não! O cartão de crédito não é o maior vilão das finanças.

Em outras palavras, o grande problema das pessoas endividadas costuma ser a falta de educação financeira. Ou seja, esse meio de pagamento é apenas uma ferramenta e, ao contrário do que muitos dizem, pode até ser um grande aliado. Por isso, é necessário que você siga as dicas do e-book abaixo, elabore um orçamento e tenha planejamento financeiro.

Baixe seu e-book grátis!

Portanto, se você está interessado em saber tudo sobre esse meio de pagamento, irei disponibilizar um e-book grátis contendo todas as informações sobre o assunto.

Além disso, saiba como escolher seu cartão de crédito, cada informação da sua fatura, além de um compilado de 43 dicas para usar melhor seu cartão.

É impossível não ter pelo menos 1 dica que não te ajude a usar melhor seu cartão. Portanto, deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre o assunto e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais.


Murilo Massaretto

Murilo MassarettoEconomista com especialização em Finanças, Investimentos e Banking