fbpx

#002 – Finanças Pessoais

#002 – Finanças Pessoais

16 de dezembro de 2018 Controlar os gastos Poupar dinheiro Quitar as dívidas 0
Compartilhar:

Quem já começou a fazer academia sabe que as primeiras semanas são decisivas para a continuidade dos exercícios. Antes de ir na academia, é preciso adquirir uma roupa e um tênis confortáveis, depois é preciso encaixar um horário na agenda para a nova rotina e, acima de tudo, repetir esse processo mesmo quando estiver com preguiça ou estiver aquele friozinho desencorajador. Em outras palavras, é preciso PERSISTIR!
As primeiras semanas são as mais dolorosas, pois corpo e mente não estão acostumados com esse novo hábito e apresentam uma certa resistência à mudança. Segundo especialistas, um hábito leva em média 21 dias para ser incorporado pelo cérebro humano na sua rotina, ou seja, essas primeiras semanas são de grande importância para a continuidade do processo.
Com as Finanças Pessoais, acontece da mesma forma, pois quando uma pessoa decide que precisa ter mais controle sobre suas receitas e despesas, ela se prepara baixando uma planilha ou anotando todos os seus gastos e recebimentos, começa a analisar com um pouco mais de critério suas compras no mercado ou seus planos de assinatura, porém, assim como na academia, de nada adianta o controle se ele durar somente uma ou duas semanas.
Assim como as dores sentidas no dia seguinte daquela série de exercícios, também é doloroso ver que acabou gastando um pouco mais do que o planejado no final de semana ou que não recebeu aquilo que esperava na venda de bugigangas pela internet. No entanto, essa frustração só é vencida pelo enfrentamento e persistência, ou seja, enquanto o controle das finanças pessoais não se tornar um hábito, cada nova experiência de controle das finanças pessoais que começar e terminar em poucas semanas será cada vez mais traumático.
Portanto, assim como na academia, para que esse novo hábito se torne rotina de uma forma menos dolorosa, comece devagar e com poucas atribuições. Da mesma forma que um iniciante na academia não vai levantar 100kg na primeira semana, não espere ser um expert em finanças pessoais em alguns dias. Comece com alguma dica de controle e tente torna-la um hábito durante um mês. Você verá que não é tão difícil se começar com apenas algumas ações e que logo que essa ação se tornar um hábito, você poderá partir para uma nova dica até que ela também se torne um hábito e até que você consiga evoluir até o controle efetivo das suas finanças.
Por fim, para facilitar nesse processo, irei disponibilizar um e-book grátis com informações e dicas sobre finanças pessoais, reunidas através de pesquisa nos sites e blogs que citei no E-book 1 – Educação Financeira do post anterior. Também fiz um infográfico com as 5 dicas mais interessantes do e-book para que compartilhem e comecem a adquirir esses novos hábitos.

BAIXE SEU E-BOOK GRÁTIS!


Compartilhar:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *