fbpx

#009 – Controle Financeiro

#009 – Controle Financeiro

20 de maio de 2019 Controlar os gastos Poupar dinheiro Quitar as dívidas 0
Compartilhar:

O controle financeiro é fundamental para o bem-estar de uma pessoa ou família, isso porque as pessoas que são capazes de cobrir as suas despesas e pagar as suas contas em dia tendem a se sentir melhor em relação as suas finanças.

Uma pessoa sem controle tende a gastar mais, utilizar excessivamente o crédito, e se endividar. Apesar de parecer uma receita simples, o Brasil registrou, em abril de 2019, 60 milhões de inadimplentes e, para piorar o cenário, ainda existem 13 milhões de desempregados, tornando a situação ainda mais complexa. Porém, além das pessoas endividadas, existem também pessoas que conseguem “sobreviver” a cada mês sem se endividar, entretanto, não conseguem guardar o que sobra. Esse comportamento dificulta a formação de uma reserva financeira e, por consequência, a conquista de objetivos, pois poupar e investir são hábitos fundamentais para assegurar uma vida mais tranquila e segura no presente e no futuro.

Portanto, o controle financeiro é fundamental para alcançar um padrão de vida melhor, mas ao mesmo tempo, exige esforço e decisões que afetam o estilo de vida das pessoas, ou seja, o lugar onde moram, a escola dos filhos, as roupas que usam, os restaurantes que frequentam, o carro que possuem etc. É nesse momento que as dificuldades aparecem, pois temos uma tendência de dar um peso maior para o presente, por isso preferimos consumir antes de poupar.

Para conseguir um controle financeiro, a primeira coisa a se fazer é anotar todas as entradas e saídas em um papel, planilha ou aplicativo. Esse passo é importante para pode visualizar onde a conta não fecha, onde você está gastando mais do que deveria ou onde é possível cortar. Além disso, é importante que o controle financeiro seja personalizado de acordo com as suas necessidades, para que seja fácil para você acompanhar essas informações.

Após anotar as entradas e saídas, fica mais fácil saber onde você pode cortar, poupar e evitar desperdícios. Porém, é importante lembrar que cortar o que não é necessário, não significa não fazer mais nada, significa adequar seu padrão de vida ao seu orçamento no momento atual. Em outras palavras, cortar o que não é necessário é eliminar desperdícios e evitar o consumo exagerado.

Por fim, se você está interessado em fazer o seu Controle Financeiro, irei disponibilizar uma planilha grátis contendo um modelo de Controle Financeiro pronto para o preenchimento e totalmente customizável, para que você possa modificar as linhas para que se adequem a sua realidade.

Acesse o link abaixo para baixar a planilha de Controle Financeiro e começar a fazer hoje seu controle pessoal. Deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre o Controle Financeiro e compartilhe o conteúdo com seus amigos e família.


Compartilhar:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *