fbpx

Como escolher a data da viagem?

Escolher a data da viagem pode parecer algo sem importância, que pode ser decidido a qualquer momento, porém, poucos sabem que esse é o primeiro passo para se planejar uma viagem e uma das informações fundamentais do seu planejamento.

Nesse post falarei de:

Datas de referência

Para saber em quais datas irei viajar, eu costumo fazer uma análise das datas de referência antes de o próximo ano começar.

Para isso, levanto as principais datas e planejo pra quais lugares vou ou desejo ir em cada uma. Assim, posso definir com antecedência o quanto preciso poupar pra poder realizar essas viagens, e ficar de olho nas promoções, conseguindo bons descontos em passagens e hospedagens.

Em resumo, existem seis tipos de datas de referência que podem ser utilizadas para se fazer uma viagem: Feriado Nacional, Feriado Regional, férias, data especial, final de semana comum ou um dia bate-volta.

Feriado Nacional

Essa é a data de referência mais comum das pessoas viajarem e, consequentemente a mais cara. Mas, com bom planejamento e antecedência, dá pra viajar no feriado gastando pouco.

Em 2019, por exemplo, aproveitei o feriado da Proclamação da República em Novembro para conhecer Capitólio-MG.

Capitólio – 2019

Apesar de ter sido um feriado prolongado, consegui viajar gastando muito pouco, pois fomos em um grupo de 11 pessoas e na divisão acabou saindo barato o custo por pessoa.

Feriado Regional

Algumas cidades e estados possuem feriados típicos, que são uma excelente oportunidade de viajar sem gastar muito dinheiro.

Por exemplo, em 2019, no feriado de 9 de Julho aqui no estado de São Paulo, consegui fazer uma viagem internacional pagando barato na passagem.

Isso porque o feriado era só aqui no estado de São Paulo, então consegui uma passagem para Buenos Aires na Argentina saindo na sexta-feira e voltando na terça-feira. Ou seja, com a volta em um dia de semana normal para o resto do Brasil.

Buenos Aires – 2019

A Argentina estava com o câmbio bem desvalorizado em relação ao Real na época que fui, por isso, mesmo em alta temporada, pude aproveitar a cidade gastando pouco.

Férias

Caso essa seja a sua opção, vale a pena tentar emendar as suas férias com algum feriado prolongado, assim você maximiza o número de dias.

Por exemplo, quando fui pra África em 2017, tirei 20 dias de férias, mas como emendou no feriado do Natal, acabou dando 25 dias corridos no total para aproveitar 5 países (África do Sul, Namíbia, Botsuana, Zimbábue e Zâmbia).

Kruger Park – África do Sul – 2017

Data especial

Uma viagem nem sempre precisa ser em um feriado ou nas suas férias. Ela pode acontecer em uma data que é especial somente para você.

Por exemplo, seu aniversário, dia dos namorados, aniversário de casamento, são todas datas de referência pessoais para viagem.

Em 2018, por exemplo, aproveitei o meu aniversário para conhecer Ilha Grande-RJ.

Praia do Aventureiro – Ilha Grande – 2018

Por isso, qualquer data especial pode ser a data da sua viagem.

Final de semana comum

Parece que um final de semana pra viajar é muito pouco tempo, mas dá pra fazer muita coisa: ir da capital para o interior, ir do interior pra capital, visitar um parente em outra cidade, ir até a praia ou simplesmente relaxar nas montanhas.

Em 2017, foi a primeira vez que conheci Campos do Jordão.

Pico Agudo – Santo Antônio do Pinhal – 2017

Saí no sábado de manhã e voltei no domingo à noite. Foi o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos, voar de paraglider, aproveitar o friozinho e comer bastante.

Portanto, finais de semana comuns também são datas de referência para viajar.

Dia bate-volta

Por fim, é sempre bom lembrar que dá pra fazer muita coisa em um único dia. Essa é a mais simples e, provavelmente, a forma mais barata de viajar.

Em 2019, no feriado de 1º de maio, apesar de cair em plena quarta-feira, foi o suficiente para eu aproveitar e conhecer o Parque Nacional do Itatiaia. Uma viagem rápida, barata, simples e maravilhosa.

Parque Nacional do Itatiaia – 2018

Por conta da pandemia, também fiz algumas trilhas de um dia, como por exemplo, na Serra do Lopo em Extrema-MG.

Então, a primeira coisa que você vai fazer depois desse post é: pegar o calendário, escolher uma das 5 datas de referência e escolher uma data. Essa vai ser a data da sua viagem!

Ahh, comenta aí embaixo qual vai ser a sua próxima data de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *