fbpx

#005 – Começando a Investir

#005 – Começando a Investir

28 de fevereiro de 2019 Começando a Investir Poupar dinheiro 0
Compartilhar:

É natural para quem busca a educação financeira que, depois de feito o controle das finanças, seguindo um planejamento financeiro adequado, comece a sobrar dinheiro no final do mês. Porém, nessa fase surgem mais dúvidas, como por exemplo, o que fazer com esse dinheiro? Qual é o melhor investimento? Como faço para investir? E se eu precisar desse dinheiro?

Em primeiro lugar, esse dinheiro que está começando a sobrar todo o mês deve ser investido em uma reserva de emergência. Imagine, por exemplo, o famoso jogo Banco Imobiliário, onde a cada rodada os participantes retiravam uma carta de sorte ou revés. O fundo de emergência deve ser pensado para cobrir esses “reveses” que a vida nos trás e que não há como prever, como uma manutenção imprevista no carro, um vazamento no encanamento da casa, uma enfermidade, etc.

Depois de formado o fundo de emergência, você deve se preparar para sua aposentadoria, pois se você acompanhou o último post sobre o cenário econômico, viu que a aposentadoria pelo INSS tende a ficar cada vez mais difícil e pagando cada vez menos. Portanto, se você não quer depender do governo depois de trabalhar a vida toda, deve mirar seus investimentos na formação da sua aposentadoria, lembrando que, quanto mais cedo começar, mais tempo terá para que seu dinheiro possa te render juros.

Após formada a reserva de emergência e destinado um percentual dos seus investimentos para a aposentadoria, é hora de pensar nos seus objetivos gerais, como um carro, uma casa, um curso, uma viagem, etc., porém, para fazer investimentos em opções que rendam mais que a poupança, recomenda-se a abertura de conta em uma corretora, uma vez que, a atividade principal dos bancos é a captação e empréstimo do dinheiro, e não oferecer as melhores opções de investimento. Dessa forma, as corretoras possuem melhores taxas e opções de investimentos, além do que abrir uma conta na corretora é gratuito e não há taxa de mensalidade para manter a conta aberta.

Por fim, para quem tiver interesse em como formar o fundo de emergência, quanto do salário destinar para aposentadoria e o passo a passo de como abrir uma conta em uma corretora, irei disponibilizar um e-book grátis contendo informações detalhadas dos exemplos acima. Além disso, nos próximos e-books irei detalhar as opções de investimentos para cada tipo de investimento. Também fiz um infográfico com o resumo das principais informações presentes no e-book para que compartilhem e comecem a investir já.



Compartilhar:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *